terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sustentabilidade: como lidar com os resíduos no ambiente de trabalho.

Icorporando a preocupação com o meio ambiente à gestão, sua empresa pode reduzir custos e até gerar renda com os resíduos.

Um bom início é a implantação de Coleta Seletiva. Com ela, você engaja seus funcionários e colaboradores, diminui seus impactos no meio ambiente e ainda pode ter lucro com o material coletado. Sua empresa se posiciona com uma imagem corporativa responsável e aumenta o reconhecimento no mercado.

Planeje:

  1. Calcule a quantidade de lixo diário (peso ou número de sacos);
  2. Quais os tipos de resíduos (papel, metal, plástico, vidro, orgânicos, perigosos, etc);
  3. Escolha o parceiro para coletar os resíduos (prefeitura, cooperativa, etc.). 
Implante:

  1. Divida as atividades e garanta a realização das tarefas;
  2. Organize grupos para a confecção de placas sinalizadoras, cartazes e instalação de equipamentos;
  3. Faça treinamento dos funcionários e elabore folhetos informativos sobre o assunto.
Mantenha:

  1. Acompanhe e gerencie a coleta, desde o armazenamento até a venda ou doação;
  2. Faça levantamento das quantidades coletadas e da receita gerada;
  3. Retorne sempre os objetivos em materiais de comunicação interna;
  4. Divulgue os resultados.

Você sabia que:

- Todo ano, o Brasil joga fora cerca de 8 bilhões de reais porque não recicla seu lixo urbano.
- 40% de todo lixo urbano é papel.
- 20 árvores podem ser poupadas se houver reciclagem de 1 tonelada de papel;

Fonte: Grevena, Portal Santander Sustentabilidade

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