Dez anos atrás, o pesquisador do
comportamento Robert Cialdini conduziu uma pesquisa curiosa na
Califórnia. O Objetivo era descobrir como convencer as pessoas a
economizarem energia. Um quarto dos moradores recebeu um bilhete
emocional, tipo “salve o planeta”. Outro grupo foi abordado com um apelo
cívico: “seja um bom cidadão”. Um terceiro recebeu o bilhete: “desligue
o ar condicionado e economize 54 dólares”. Todas essas abordagens
tiveram efeito zero. Mas o quarto grupo recebeu um bilhete que dizia
“seus vizinhos estão economizando mais que você”. A redução das contas
foi brutal. Humanos são seres sociais, que se importam com o que os
outros fazem. Com base nessa pesquisa, surgiu a Opower, uma empresa que
usa design para fazer contas de luz com gráficos que compram seu uso de
energia com a média dos vizinhos e os mais econômicos entre eles. A
conta traz também dicas para quem quer melhorar. A Opower está atuando
em seis países melhorando o design das contas de luz, e calcula que já
economizou 250 milhões de dólares em contas. Motivar as pessoas a
economizar é fundamental porque oito em cada nove unidades de energia
produzidas são desperdiçadas.
Fonte: Superinteressante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário